top of page

Tendências 2024

O ano já está acabando e precisamos ficar de olho nas tendências para acertar nos outfits de 2024. Confira o que mais se repetiu nas passarelas nacionais e internacionais.


Matéria por: Maria Komniski

Edição: Ariadne Cristina



Figura 1 - Moodboard FSC

A moda é cíclica e uma prova disso são as tendências mais fortes para 2023, dúvida?! Vem que a FSC te prova!!


AZUL É A COR MAIS QUENTE

Famoso por sua cor vibrante e chamativa. Cor originária do Lápis Lazúli na Antiguidade. Ganhou um significado religioso e nobre. O Azul é apreciado em diferentes âmbitos da arte, como a moda, pintura, fotografía... Seus diferentes tons e texturas emanam sentimentos e sensações diferentes, fazendo dele uma cor versátil e adorada pela maioria. Tem sido usado por grandes marcas, transformando-o em tendência.

O azul passou a ser usado nos uniformes militares em 1920, retornou na década de 40, 50 e 60.

E adivinha quem voltou em 2023/2024?! Sim, meus amores, o azul. Escuros e em diferentes texturas, a cor veio para ficar e está em alta nas passarelas das semanas de moda nacionais e internacionais. Os tons mais escuros são tão versáteis quanto o preto, os tons mais claros são muito presentes no jeans, ou seja, o azul é uma peça chave para montar outfits criativos e básico saindo do óbvio preto, branco e cinza.



Figura 2: Miami Fashion Week, Primavera

Figura 3: Desfile Bold Strap, 2023















MOSTRA TUDO

Uma mistura entre o clássico/sofísticado e o sensual. Pode fazer alusão ao véu de uma noiva ou a nudez humana. A transparência é verdadeira, fria. Observamos sua leveza com deslumbro e fascinação. Ela tem sido incorporada justamente por suas qualidades que variam em cor e movimento.

Tendência forte nos anos 90, a transparência voltou com tudo, desde 2021 estamos vendo a trend tomando força com recortes e modelagens diferentes. Para 2024, ela vem com tedidos tingidos, caimentos fluídos, texturas diferentes e estampas.

Mas vamos combinar, a transparência é perfeita para outfits ousados, divertidos e rebeldes. Fácil de masclar com outros tecidos mais pesadas, como cargo, couro e plásticos.


Figura 5: Desfile Lino Villaventura, 2023

Figura 6: Desfile Gucci, 2023

TUDO CLARO!!

Não se classifica como cor mas é considerado uma cor. É um conceito. Ele é atemporal, um clássico. O branco é emblemático, tendo um lugar de destaque na moda. Sempre haverá branco nos casamentos, nas pinturas clássicas, nas tunícas gregas... Branco é um marco permanente na história da moda. A versatilidade do branco transita por vários estilos, considerado sem graça por algumas pessoas, a "cor" é a base perfeita para os criativos. Óbvio que estaria em alta novamente, aliás, nunca saiu de moda.



Figura 7: Desfile Fendi, primavera 2023

Figura 8: Desfile Elena Velez, primavera 2023

OS ANOS 20 DE VOLTA

As franjas nasceram nos anos 20. Mas retornou nos anos 70 junto ao movimento hippie. Sendo reiventado com o movimento Boho Chique ao longo dos anos 2000. A moda é cíclica, o que explica a constante idas e vindas de tendências inesperadas e reinventadas. Quem diria que as frnjas de Manu Gavassi voltaria em 2024?! Nós não!!

O fato é que ela voltou e dominou as semanas de moda nacionais e internacionais, repaginada e feitas de materiais variados, ela está presente em roupas, acessórios e sapatos.

Figura 9: Desfile Paco Rabanne, 2023

Figura 10: Desfile Bronx and Banco’s, 2023

METAL LORDS

O metal é admirado e adquirido desde a sua descoberta no período das Cruzadas. Fazemos uma ligação inconsciente entre o metal ou o metalzado com valor. O metalizado brinca com o olhar de quem o observa. Pode aparecer de forma uniforme ou holográfica. É um material lúdico e versátil. É atemporal, está enraizado em acessórios mas sempre volta para as roupas e sapatos, o metalizado com a cor certa pode ser a peça perfeita para compor um guarda-roupa criativo.



Figura 11: Desfile Lino Villaventura, 2023

Figura 12: Desfile Bold Strap, 2023

E aí, qual dessas trends você vai usar muito em 2024?






22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page