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Barbie: por que a boneca está em todos os lugares?

Só se fala em Barbie nos últimos 3 meses, na verdade a Barbie começou a estar em destaque desde 2022. A Fashion Campus se antecipou e previu essa tendência!!

Matéria por: Glaucimara Costa Maciel

Data: 10/08/23


Figura 1 - Moodboard: Fashion Campus.


O filme barbie está dando um show de marketing bem feito, o que você pode aprender e adaptar para o seu negócio, várias estratégias foram utilizadas: como o marketing de nostalgia, usado para gerar conexão com o público de diferentes gerações, afinal a boneca barbie está no mercado desde de 1959. Tornou-se globalmente conhecida e estável no mercado, participando à décadas do cotidiano de milhares de crianças e adultos, gerando uma conexão profunda com esse universo, convertendo fãs da marca em clientes fiéis e assíduos.

Figura 2 - Imagens do Pinterest


A nostalgia está associada a memórias afetivas prazerosas, tudo pode gerar gatilhos de nostalgia desde de um cheiro, sabor, sons a um estilo de vida de uma época… e a marca que consegue trabalhar isso ao seu favor, desperta no seu potencial cliente o desejo de compra instantâneo.

Tenho certeza que nos últimos meses pelo menos uma vez você conversou sobre a boneca barbie e observou milhares de setores aproveitando a onda, adaptando seus conteúdos ao tema. Como por exemplo, lojistas que lançaram coleções inspirados nos looks icônicos da barbie, ou que apenas desencalharam o estoque de roupas rosas que estavam parados, lucrando muito.


Figura 3: Vitrine da Zara


Mas será que a estratégia de nostalgia se aplica para tudo? Não!! Sabemos que os anos 2000, assim como várias outras décadas eram caóticas. Muitas coisas que eram consideradas normais nessa época, atualmente já não é bem visto. Um exemplo clássico e polêmico eram os programas de TV da época, era comum ver mulheres seminuas em programas infantis, jogos de azar e imagens violentas em horários "nobres", entre outras polêmicas. Por isso, antes de abraçar as nostalgias, precisamos avaliar se elas serão de fato um impulsionador de negócios ou se serão apenas polêmicas passageiras.


Pontos que podemos destacar da estratégia de marketing de nostalgia:

  • Marketing de nostalgia cria laços profundos entre a marca e o cliente;

  • Clientes ligados emocionalmente com a marca são fiéis e assíduos;

  • Somente conhecendo bem a sua persona a estratégia será precisa;

  • Cuidado na elaboração da campanha, nem tudo do passado desperta sentimentos bons;


Parcerias com vários setores da indústria


Outro ponto importante para o sucesso do filme, foram as parcerias com várias marcas como, por exemplo, a Forever 21 que lançou uma coleção inspirada nos looks clássicos de verão da Barbie, levando também para o universo virtual da roblox. Parcerias com marcas de luxo como Chanel, Schiaparelli, bottega Veneta, Manolo Blahnik… entre muitas outras, que assinaram os looks dos principais personagens.

Figura 4: Loja da Moschino (foto retirada do pinterest)


A Microsoft introduzindo o universo barbie para o mundo dos jogos, o Airbnb que simplesmente montou uma réplica da casa barbie em Malibu e muitas outras colabs que agitaram o burburinho em torno do lançamento através das técnicas de Buzz Marketing que nada mais é do que ter o público falando muito sobre a boneca Barbie de maneira estratégica, gerando a agitação, expectativas sobre o filme.


Figura 5: Casa da Barbie em Malibu

Outro exemplo de Buzz Marketing foi a criação de um pôster interativo criado a partir de IA Inteligência Artificial) no instagram onde os usuários fizeram o upload da sua foto gerando um poster customizado do filme, o resultado não foi diferente milhares de compartilhamentos de maneira orgânica, unindo dois grandes temas o filme Barbie e IA gerando ainda mais Buzz.


Figura 6: Poster Interativo (gerado por IA)


Estima-se que o custo com a produção foi de US$145 milhões e com a divulgação cerca de US$100 milhões, um valor estrondoso destinado apenas para o marketing. O filme entrou em cartaz no dia 20 de julho arrecadando na estreia no Brasil R$22,07 milhões, ou seja, mais de 1 milhão e 200 mil pessoas foram assistir somente no primeiro dia, um valor bastante significativo para um setor que vem tendo dificuldades em encher as salas desde a pandemia. Nos Estados Unidos, US$162 milhões nos primeiros dias. Na segunda semana a arrecadação em todo o mundo foi de US$ 1 bilhão.

O filme vem quebrando alguns recordes: no Brasil foi a segunda maior bilheteria na estreia perdendo apenas para Vingadores o Ultimato de 2019. Se analisar somente o ano de 2023, é a maior estreia em todo o mundo. Outro recorde importante é o filme de maior estreia dirigido por uma mulher, maior estreia da categoria de comédia, tudo isso graças a um trabalho que vem sendo feito a mais de um ano de forma consistente e estratégica, com toda certeza o filme ainda vai quebrar muitos outros recordes é só questão de tempo.


Na moda, estamos falando sobre a Barbie desde setembro de 2022, quando a Valentino fez a primeira coleção inspirado no Barbie Core após o anuncio oficial das gravações do filme. É claro que a Fashion Campus previu que essa seria A TENDÊNCIA que iria abalar 2023, parece até magia, mas foi apenas um trabalho de coolhunting muito bem feito!!


Figura 7: Publicação sobre o Barbie no Instagram da FSC


Não é a primeira vez que a FSC tem um olhar tão apurado e faz um excelente trabalho de pesquisa de tendências. Ainda em 2022 falamos sobre o All Jeans e o Upcycling, além disso produzimos um mega defile no BTFW!!


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