top of page

Walks and Catwalks

Existe Walks e Catwalks, e também existe Naomi!!

Matéria por: Wallace Dankin

Data: 28/05/2024





Quando falamos de CATWALKS identificamos modelos notáveis que simplesmente parecem estar flutuando quando andam, no mundo da moda chamamos isso CatWalk (que em livre tradução é passos de gato, ou em tradução específica: passarela), para os arautos da moda quem detém esse dom fascinante é a maior modelo de todos os tempos, Naomi Campbell, a maior referência de Modelo no mundo inteiro que também é conhecida por ter um dos melhores, se não o melhor Catwalk do mundo.
Agora que sabemos que o mundo é da Naomi e que nós apenas existimos nele e que é a maior de todos os tempos, temos que lembrar que ela não está sozinha nesse reinado, outras divindades também fazem parte do panteão divino da moda como Linda Evangelista, Cindy Crawford, Christy Turlington, Tatjana Patitz, foram determinadas como As Originais e que a partir delas outras fariam parte desse panteão como Claudia Schiffer que virá a substituir Tatjana no ínicio dos anos 80, mas na capa da icônica Vogue estão as cinco Titânides da Moda, Naomi, Cindy, Linda, Christy e Tatjana que é quem está na capa e não Claudia Schiffer como todos pensaram, pois a substituição de uma pela outra foi tão natural que todos nós acabamos caindo no efeito Mandela, mas como diz o ditado: a ordem dos fatores não altera o produto. Elas abriram as portas para as modelos serem inseridas no mundo de POPSTAR 's, passando a estarem presentes em programas de TV, talk shows, clipes musicais e filmes.

Não podemos deixar também de fora alguns outros grandes nomes dos anos 80/90, como por exemplo: Elle MacPherson, Stephanie Seymour, Paulina Porizkova, Karen Mulder, Kate Moss e Tyra Banks, que posteriormente vieram abrir as portas para a nova geração, a geração do BOOM!! (1990/2000). Trazendo nomes como Gisele Bundchen, Adriana Lima, as nepo baby Hadid, Kendall Jenner que hoje é a modelo mais bem paga do mundo (isso não faz sentido para nós da FSC) e Anok Yai e Adult Akech que são da nova geração de modelos as que detêm os melhores Catwalks, além de terem uma beleza impecável e serem  apadrinhadas pela Naomi.






Mas é sempre bom ressaltar que nem todas as modelos têm um bom catwalk, porém podem com grande fascínio dominar as câmeras fotográficas, fazendo delas uma extensão de si, como por exemplo a nossa eterna musa Gisele Bundchen que não tem o melhor catwalk, mas tem as melhores capas de revistas e editoriais incrivelmente perfeitos, outro grande exemplo é a modelo da nova geração Bella Hadid, a modelo sabe posar diante de uma câmera, sabe fazer dela um acessório seu, outras também que dominavam as câmeras eram as Tops Models Tatjana,Tyra, Adriana Lima, Caroline Trentini e Elle MacPherson, essas junto com Gisele são rainhas dos editoriais de moda, mostram de fato quem manda nas câmeras.








Agora há aquelas modelos que dominam tudo, tanto as passarelas com catwalks incríveis e editoriais fascinantes, como Naomi Campbell, as brasileiras Laiza de Moura e Maryel Uchida, que junto com Shalom Harlow, Amber Valletta, Kate Moss, Anok Yai e Adult Akech, entre outras grandes modelos que consegue nos agraciar com seus dons incríveis. Não podemos negar que o esplendoroso BOOM NAOMI favoreceu bastante para que modelos negras tivessem espaço em um ambiente racista, talvez foi pelo fato de seu temperamento feroz ou por não aguentar mais usar base e corretivos com tons errados na sua pele, pois ser a primeira modelo negra a posar em revistas de grande nome como por exemplo a Vogue.   

O mundo da Moda ainda é muito cruel para as modelos, principalmente para aquelas que se dedicam à maternidade, fazendo desse ato belo um empecilho grandioso e dificultando para essas mães a volta para as passarelas. Em entrevistas, modelos sempre levantam pontos negativos, como racismo e transfobia, capacitismo, gordofobia e questões salariais.
Mas há sempre novos talentos surgindo para quebrar esses paradigmas e romper com essa toxidade do mundo da moda, como por exemplo modelos daqui de Brasília que se conectam com a beleza das passarelas e fazendo de um desfile ou de ensaios fotográficos e editoriais, um verdadeiro show de elegância, catwalk e beleza, como por exemplo as modelos das agências 3Models e Scouting: Luana Melo (@lubcm) que dá um show de beleza nos editoriais e nos desfiles de moda e as modelos da 3models, Maitê Amahle (@maiteamahle) e Nalu Melgaço (@nalumelgaco) que dominam as passarelas e as câmeras fotográficas.

Luana Melo em Desfile de 2022 Luana Melo em Editorial de 2024



Maitê Amahle em Desfile de 2023 Maitê Amahle em Editorial de 2024



Nalu Melgaço em Desfile de 2023 Nalu Melgaço em Editorial de 2024


Todas essas modelos citadas acima agem como se tudo fizesse parte delas, como se fosse uma extensão delas, algo que as completam. Enquanto uns chamam isso de habilidade, nós meros observadores chamamos de isso de DOM. Já que os modelos vivem no mundo ‘Sex and the City’, nós os meros mortais e amantes da moda vivemos em qual mundo?

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page