top of page

Cinema e Moda: a sinergia perfeita da arte.

O que seria do cinema sem os figurinos? Vem com a FSC que a gente te conta tudo sobre essa conexão!!


Matéria por: Ariadne Cristina

Data: 11/08/23


Figura 1: Moodboard criado pela Fashion Campus


O universo da moda e o encantamento das telonas têm mais em comum do que se imagina. Enquanto a moda reveste corpos com tecidos e estilos, o cinema reveste histórias com imagens e emoções. Esta sinergia apaixonante entre a indústria cinematográfica e o mundo da moda tem sido uma fonte inesgotável de inspiração e criatividade.

A moda é um reflexo da sociedade, é a expressão e a identidade de cada indivíduo. O cinema molda pensamentos, estimula comportamentos e gera novas ideias. Um complementa o outro, a Moda e o Cinema andam lado a lado!!


O universo da moda e o mundo mágico do cinema têm mais em comum do que se imagina. Enquanto a moda reveste corpos com expressão e estilos, o cinema reveste histórias com imaginação e emoções. Esta sinergia entre a indústria cinematográfica e o mundo da moda tem sido uma fonte inesgotável de inspiração e criatividade.


Recentemente falamos sobre o filme Barbie, o figurino e o rosa estão por toda parte!! A moda se fez presente, marcas de luxo assinaram os figurinos do filme e foi um sucesso de vendas. Mas vamos relembrar a história do cinema?


Figura 2: Uma apresentação doméstica de lanterna mágica para crianças.

A primeira vez em que a humanidade experimentou o cinema como conhecemos hoje.


Foi em 28 de dezembro de 1895 em Paris, no "Grand Café", em uma sala escura com um público seleto de pessoas, foi passado 10 curtas, entre eles "A chegada do trem à estação de La Ciotat" ou "A saída dos operários da fábrica", do irmãos Lumière.


Após essa amostra, o cinema evoluiu e hoje é uma das indústrias mais lucrativas. A Moda entrou nessa história através dos figurinos e é aqui que a gente entra.


A moda é tão antiga e até mais que o cinema. Quando falamos em filmes, a moda é o que expressa a personalidade de cada personagem, não é atoa que temos uma premiação no Oscar exclusivamente para a categoria de "Melhor de Figurino".


Figura 5: Poster do filme "Breakfast at Tiffany's".

Quem ama moda já deve ter se apaixonado por Audrey Hepburn no clássico Bonequinha de Luxo (1961).


O filme é uma aula de moda à parte, a trama já tem como centro o sonho da personagem principal, interpretada por Audrey, é uma garota de programa que toma seu café da manhã todos os dias em frente da joalheria Tiffany.


Os looks usados por Holly (Audrey Hepburn) são clássicos e o vestido tubinho preto é usado até hoje por mulheres do mundo todo. Além disso, vários outros filmes fazem referência ao figurino do filme, sendo usado em cenas de festas à fantasia, posters de cenários e até mesmo uma fala sobre a personagem.




Figura 6: Marilyn Monroe no filme "O pecado Mora ao Lado"

Quando o assunto é figurino impactante, não podemos esquecer também do clássico vestido branco esvoaçante de Marilyn Monroe no filme O pecado Mora ao Lado (1955). A cena que ganhou o cinema e o vestido que até hoje é replicado, é um exemplo clássico da sinergia que estamos trazendo nessa matéria. Marilyn foi ícone de estilo, seus figurinos eram sempre desenhados para realçar o corpo perfeito da atriz, sabemos que a vida pessoal dela não foi incrível, mas isso é assunto para um outro dia. O fato é que ela sempre será lembrada como uma referência fashion.




E dentre os sucessos em termos de figurinos masculinos, não podemos esquecer do estilo dançante de John Travolta no filme “Os Embalos de Sábado à Noite” e no musical “Grease”. Outros clássicos do cinema que são referência até hoje.


Figura 7: Posters de "Grease" e "Os Embalos de Sábado à Noite".

Em “Grease”, temos os looks do bad boy Danny Zuko (John Travolta). Sabemos amigas, só de ler esse nome vocês suspiraram!! Danny é típico bad boy dos anos 50: calças coladas, babylook, all star e jaquetas de futebol americano, com um toque de “brilhantina” (pomada para cabelos da época) para fazer o famoso topetinho de Johnny Bravo. Danny é par romântico de Sandy, personagem de Olivia Newton-John, a princesinha do filme, com saias rodadas, moletons e laços no cabelo, bem no estilo 50’s.


Figura 7: Cena do filme "Grease"

Temos também as bad girls “Pink Ladies”, donas da jaqueta mais desejada da década em que o filme foi lançado, sendo replicada até hoje em vários filmes adolescentes.

Bom, esse filme renderia uns 5 textos só sobre o figurino.


Vamos para “Os Embalos de Sábado à noite”!! Com cenas icônicas e figurinos de tirar o fôlego, o filme estreiou em 1977 e até hoje rende boas referências para a moda.

Figura 8: Poster do filme "Os Embalos de Sábado à Noite".

Outro filme estrelado por John Travolta, agora com o figurino arrebatador de galã cafajeste que levou as mulheres da época ao delírio. Com o terninho branco, a lá Elvis Presley, o jovem Tony Manero (John Travolta) entra na pista e mostra toda sua malemolência. Mas o look branco não é o único figurino do filme que merece destaque, todos os ternos usados mostram modelagens, recortes e acabamentos impecáveis, trazendo um ar elegânte ao personagem. Fora o stylist perfeito, desde o topetinho armado até o sapato lustrado, a equipe de styling pensou em tudo!!



Figura 9: Poster do filme "O Diabo Veste Prada".

Agora vamos falar da Elite dos filmes de moda, sim meus amores, “O Diabo Veste Prada”, se você nunca sonhou em ser Miranda Priestly, amiga, você viu o filme errado. Interpretada por ninguém menos que Meryl Streep, a mulher é um ícone de atuação!! Óbvio que sua personagem seria um sucesso, dona da revista de moda “Runway”, Miranda é o próprio diabo vestindo Prada.


Mas amigas, sejamos sinceras, o filme apenas retrata uma mulher segura, com experiência e competência sendo profissional em um mundo de negócios dominado por homens.


Convenhamos, nos negócios ser mais Miranda e menos Emily é o que irá te tornar uma empresária bem sucedida. Para ser uma Miranda, amores, vocês precisam estudar muito!!


Para não entregar a idade dessa redatora que vos escreve e mostrar que sou uma senhorinha apaixonada pelos clássicos do cinema, vamos trazer esse olhar para filmes mais recentes. Mesmo que eu esteja aqui me coçando para falar sobre: “Uma linda mulher”, “Moulin Rouge”, “ As patricinhas de Beverly Hills”, entre muitos outros.


Figura 10: Cena do filme "Cruella".

Cruella, o que dizer dessa obra perfeita?! Todos sabemos que ela era a vilã dos “101 Dálmatas”, mas confessa, você também amava o cabelo preto e branco dela.

O fato é que em 2021, Emma Stone deu um show de interpretação e trouxe a versão designer (adicionar o curso de design de moda) da personagem.

Assinado por Jenny Beavan, o figurino foi um dos mais comentados do ano de estréia, Cruella é uma estilista incompreendida que é obrigada a esconder sua personalidade criativa desde a infância.

Tudo que é diferente gera desconforto, com Cruella não era diferente. Na vida adulta, os cabelos vermelhos, roupas com recortes militares e coturnos, escondem o verdadeiro estilo da personagem. No decorrer da trama, o ícone se desenvolve e nos deparamos com peças únicas e um figurino com técnicas de alfaiataria, utilizando materiais nada convencionais.

Quem não amou o vestido de jornal e papéis? O upcycling foi utilizado no filme, quando lá no início, Cruella garimpa peças em um brechó e transforma em roupas de luxo. É aquele ditado: "Do lixo ao luxo, babies". Esse é outro filme que renderia um post só dele!!



Figura 11: Poster do filme "House of Gucci".

Vamos para mais um filme?! "House of Gucci", o mito, a lenda!! Cheio de babados envolvendo a família Gucci, o filme é um mergulho nas décadas de 1980 e 1990, recriando cenas que mostram figurinos de luxo e a excentricidade da alta-costura italiana.

Os figurinos capturam a essência da marca Gucci, desde os emblemáticos acessórios até os cortes sofisticados dos trajes, alfaiataria, né?! Lady Gaga é a estrela do filme e deixou os “little monsters” orgulhosos, interpretando Patrizia Reggiani.

Bom, essa matéria já está ficando bem longa, então deixe aqui nos comentários do blog quais filmes vocês querem ter uma análise de figurino mais detalhada!! Continuem acompanhando nossos posts e nos siga no instagram @fashioncampuss <3



Um beijo Fashion Students, até a próxima!!


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page